Corisco Moura
Sinopse do romance
DOIS LEVADOS NUMA JANGADA
Na Salvador do século XIX, o marinheiro Joshua é cativado pela graça da escrava Tereza. A afinidade passa por duras provas numa sociedade marcada pela intolerância e pela desigualdade.
Dois levados numa jangada é um romance histórico, o enredo do livro caminha paralelamente a um dos maiores movimentos negros da história brasileira. Além da revisão da lingua e dos costumes, contei com a inestimável ajuda de Tatiana Tozzi, especialista em religiões de matiz africana, e de Jacques Fux, escritor e vencedor de inúmeros prêmios que muito colabolou nas discussões sobre o enredo.
Obra disponível pelo site: https://www.editoraversiprosa.com.br/produtos/dois-levados-numa-jangada/ e nos marketplaces ( amazon, americanas, magazineluiza...)
" A batucada dos berimbaus, as luzes intermitentes, os corpos contornando a fogueira, tudo sumiu. O espetáculo se apagou como uma vela. Bateram asas de nuvem que, amorosas, quase se tocavam, subindo ambos numa espiral à semelhança das aves mais raras no primeiro e único encontro das suas vidas. Com o beijo, foram levados para outro lugar, uma jangada sobre águas calmas, longe de São Salvador, do Brasil e do resto do mundo. Ali já não havia pobres ou ricos, tenentes ou lavadeiras, brancos ou pretos. Visitavam uma terra inventada, alheia às convenções humanas."
Diário do Comércio: 19/11/22 : " ... a obra ( Dois levados numa jangada) traz uma reflexão sobre questões racistas da sociedade atual."
Jornal " A Tarde": : " Livro conta histórias da população negra em Salvador...05/10/22."... O autor Corisco Moura, pseudônimo de Rodrigo de Novaes Lima, levanta o debate sobre dificuldades da população negra que habitava a antiga Salvador no século XIX no livro Dois levados numa jangada"
Rolling Stone : 18/11/22 : "
Hora da leitura: 7 livros para ler no Dia da Consciência Negra
"A Rolling Stone elencou alguns dos livros relacionados ao importante Dia da Consciência Negra. Confira! ( referência à Dois levados numa jangada)"
ND+ -Programa Vera Toledo- TV RECORD: "Escritor catarinense lança obra que retrata a história da população negra"03/11/22
O romance foi citado ainda em muitas outras mídias baianas, catarinenses e do resto do país ( CBN, Bahia Econômica, Aventuras da História ( UOL), Leia mais BA, Ligado no Sul, Cultura em Negócios, Revista in foco, Tim News...).
Repercussão na mídia
Repercussão entre Bookstagrans e Influencers de livros
Aline ( @escape.abacharel)
" Livro de ficção histórica espetacular!"
Thais Maranhão (@umanatalense)
" Essa é uma obra linda, que merece se tornar um clássico e Corisco Moura é um escritor necessário!"
Mel ( @livraria.da.mel)
" A narrativa contada soa tão realista que parecia que eu estava ouvindo o relato de alguém que esteve lá. "
Lucivânia ( @vaninhaelivros) :
" ...oportunidade de conhecer essa obra na certeza que ainda vamos ouvir falar muito sobre ela como um romance belíssimo e com riqueza em detalhes históricos."
Leitora Atípica(@leitoraatípica):
"... É uma história triste e profunda, com muitos gatilhos, mas que com certeza vale a pena a leitura.
Eu gostei muito de conhecer essa narrativa, ela prende desde as primeiras páginas, deixando o leitor curioso para o desfecho.
Muito bem construída e com temas importantes a ser debatido. Apenas leiam essa grande obra!"
Suelen Farias (@suelenfarias_bookstan)
" Um romance histórico nacional incrível. Adorei conhecer sobre a cultura baiana e a Revolta dos Malês..."
Haru(@livrosdaharu)
" Uma ambientação muito bem escrita pelo autor..."
Livros da psicóloga (@livrosdapsicologa) :
" Com capítulos curtos, personagens bem construídos, o autor apresenta uma escrita rebuscada, extremamente profunda e emocionante.
Gostei muito que o livro aborda assuntos tão importantes e necessários de maior entendimento na atualidade..."